Tudo sobre Celulite

Até o início dos anos 1900, a paniculopatia fibrosa edemaciada, certamente mais conhecida como celulite, era considerada uma imperfeição simples, tipicamente feminina, com a qual, dada a escassez de remédios, era preciso viver (e possivelmente se esconder), mas então descobriu-se que é uma patologia real, devido a mecanismos fisiológicos complexos, que no entanto podem ser combatidos, derrotados e impedidos, atuando em várias frentes.

Todas as mulheres, de qualquer idade e constituição, sabem bem como a celulite é difícil, mas não é invencível se as estratégias corretas forem implementadas.

Nós o nomeamos mais ou menos todos os dias e odiamos com todas as nossas forças, mas o que realmente sabemos sobre a celulite?

O que é exatamente a Celulite?

A celulite é uma degeneração progressiva do tecido subcutâneo; na prática, as células adiposas são imersas em uma quantidade excessiva de líquidos, o que envolve a formação de tecido fibroso quase sempre doloroso ao toque (se você empurra a pele com o dedo, sente uma sensação de desconforto).

Reconhecer a celulite visível é muito simples, pois a pele assume a aparência típica e não estética da “casca de laranja”.

Geralmente a celulite, também favorecida por condições hormonais específicas, aparece na era do desenvolvimento e desaparece após a menopausa.

As áreas do corpo afetadas são principalmente coxas, abdômen, quadris, nádegas, tornozelos e braços.

Celulite: quais são os sintomas?

Os sintomas da celulite são diferentes, dependendo da gravidade do estágio em que é encontrada.

Quando a celulite ainda está no estágio 1, há apenas inchaço contínuo e sensação de peso da cintura para baixo, mas é apenas no estágio 2 que também se torna visível na pele, que parece pálida, avermelhada e relaxada, sem a sua naturalidade. elasticidade, com capilares dilatados e ramificados evidentes; apenas aperte a pele entre os dedos para ver a consistência típica de “casca de laranja”.

Os estágios 3 e 4 são os mais graves, nos quais o distúrbio é tão profundo que requer a intervenção do médico e / ou especialista em dermatologia: a pele fica muito enrugada e arruinada, definitivamente não é mais saudável, a área afetada fica dura e doloridos e frequentemente aparecem hematomas.

Celulite: quais são as causas?

A causa da celulite é a retenção de água, que consiste em uma estagnação de líquidos no corpo que produz inchaço anormal. Essa condição, combinada com uma circulação venosa e linfática não ideal e um excesso de resíduos e toxinas no corpo, significa que nessas áreas do corpo o oxigênio e os nutrientes são insuficientes e essa má combinação de fatores produz, como resultado , a odiosa “casca de laranja”.

Mas o que causa a retenção de água?

Sem dúvida, existe uma predisposição genética e hormonal, tanto que as mulheres são quase exclusivamente afetadas, mas também decorre em grande parte de hábitos alimentares errados, estilo de vida sedentário, excesso de libras, tabagismo e consumo de álcool.

De fato, cada um dos elementos mencionados acima afeta negativamente a estagnação de líquidos, capilares e circulação sanguínea em geral e, como é evidente, o aparecimento de edema e edema localizados.

Em resumo, a casca de laranja é uma inflamação das fibras dérmicas que, além das causas mencionadas acima, também pode derivar, talvez em combinação com as outras, de uma ingestão reduzida de líquidos, da ingestão de drogas estrogênio-progestina, do uso de um tipo de roupa muito constritiva, de saltos altos demais e de flutuações contínuas no peso corporal.

Como eliminar a celulite? Aqui estão os remédios naturais mais eficazes.

A celulite pode ser evitada, combatida e eliminada, tanto por dentro quanto por atuar diretamente sobre a pele, com uma série de remédios naturais que são econômicos, eficazes e acessíveis a todos.

Quanto aos primeiros, eles atuam na circulação e na estagnação dos líquidos, favorecendo o bem-estar do organismo e uma melhoria real e visível da imperfeição.

Aqui estão os melhores remédios naturais para a celulite:

Água

Pode-se dizer que constitui a própria base de todo programa anticelulite: beba pelo menos dois litros de água natural por dia, começando pela manhã em jejum.

Creme para Celulite Celumax

Este creme já é consagrado no Brasil, o Celumax consegue eliminar a celulite em sua quase totalidade

Chá de ervas anticelulite

Infusões e chás de ervas com as ervas certas são aliados essenciais contra a casca de laranja. Este chá de ervas é usado para reduzir a retenção de água e dar mais elasticidade e firmeza à pele.

Misture 40 gramas de erva-doce, 20 gramas de anis verde, 20 gramas de psyllium, 10 gramas de cominho, 5 gramas de cardamomo e 5 gramas de hortelã-pimenta. Em 250 ml de água fervente (use a água engarrafada, a água da torneira é muito calcária) coloque 1 colher de sopa da mistura de ervas e deixe em infusão por cerca de 10 minutos. Beba dois copos por dia.

Drenagem de chás de ervas

Eles são muito úteis para melhorar a microcirculação e favorecer o descarte correto de líquidos em excesso; nas lojas dos fitoterapeutas, encontre esses chás em saquetas práticas de dose única, prontas para uso (para obter termos e dosagem, leia as informações da embalagem). As ervas mais utilizadas são centella asiatica, mirtilo, videira vermelha e castanha da Índia.

Água anticelulite faça você mesmo

Você já ouviu falar de águas com sabor? As celebridades foram as primeiras a divulgá-las e, a partir daí, a moda se espalhou: elas são 100% naturais, saciam a sede, hidratam e, dependendo das frutas e legumes, têm efeitos benéficos.

Para preparar uma água anticelulite, adicione meio litro de água natural (sempre rigorosamente engarrafada), um pepino médio e um limão orgânico (não tratado) cortado em fatias, duas colheres de chá de gengibre ralado na hora e 10 folhas de hortelã. Agite bem e leve à geladeira a noite toda; na manhã seguinte, filtre e beba sempre que quiser.

Leave a Reply