Trabalhar em casa pode causar varizes?

Nos últimos tempos, o trabalho remoto veio crescendo muito, e ganhou mais força ainda desde que a pandemia por conta do Coronavírus obrigou todos a ficarem em suas casas.

Uma questão, desde então, vem sendo levantada: trabalhar em casa, horas diante do computador pode causar varizes?

É preciso, primeiramente, entender que as varizes acontecem por problemas de circulação.

Então, varizes são aquelas veias fáceis de serem vistas a olho nu, pois são dilatadas e deformadas, que aparecem, geralmente, nas pernas, provocando um grande desconforto, queimação, inchaço e, muitas vezes, até dores.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), as veias se tornam varicosas por causa de uma alteração na circulação do sangue no organismo.

Dessa forma, fatores como gravidez, sobrepeso e ficar em pé durante longos períodos de tempo podem facilitar o surgimento do problema.

Então, trabalhar em casa, afinal será que pode também ser considerado um fator de risco?

Trabalhar em casa pode causar varizes?

Nos últimos dias, passar muitas horas em frente ao computador se tornou uma realidade para muitas pessoas, seja para realizar o trabalho, ou para participar de reuniões por videoconferência.

Então, o fato de manter o corpo em uma mesma posição por muito tempo pode acabar comprometendo o bom funcionamento da circulação sanguínea, favorecendo o surgimento, ou a piora, das varizes, por isto o uso de um creme para varizes como Varizero é super recomendado para prevenção do problema.

Portanto, não é o trabalhar em casa que pode, ou não, causar varizes, mas o fato de permanecer por um longo período de tempo sentado, numa mesma posição.

O ideal, nesse caso, é procurar alternar a posição, se levantando a cada hora, nem que seja para dar uma esticada no corpo, beber água, ir ao banheiro, e se alongar.

Portanto, respondendo à pergunta, trabalhar em casa não causa varizes, mas é um fator de risco se você tiver que ficar muito tempo sentado.

Como prevenir o surgimento de varizes

A dica, portanto, para não deixar que o trabalho vire um fator de risco, é procurar fazer intervalos durante o expediente e, também, praticar atividades físicas, que é uma das principais formas de prevenir varizes.

Vale saber que os exercícios físicos ajudam a fazer com que o sangue retorne dos pés e pernas para o coração, principalmente, através do fortalecimento da musculatura das panturrilhas.

E mais, a obesidade é um fator de piora para as varizes, e os exercícios também ajudam a controlar o peso corporal.

Enfim, trabalhar em casa não vai causar varizes, mas ficar muito tempo sentado pode acabar causando, sim. Por isso, é fundamental se prevenir com atitudes como manter o corpo ativo, evitar ficar muito tempo sentado, se alongar, favorecendo a circulação do sangue e a saúde, de uma forma geral.