Melasma como prevenir.

melasma como prevenirAs manchas escuras e de formato irregular que surgem especialmente no rosto, são claros sinais do desenvolvimento de uma condição camada melasma. Embora a causa exata ainda não seja totalmente definida pela ciência, essa condição dermatológica atinge majoritariamente mulheres.

Quando ela se manifesta, a face tende a ser a região mais afetada, porém outras áreas do corpo, tais como braços, colo e também o pescoço podem ser atingidos.

Vale lembrar ainda que o melasma não é uma condição contagiosa e nem um indício de outras doenças sérias, como o câncer, não causando nenhum tipo de complicação para a saúde.

Por outro lado, o incomodo estético que ele causa é o maior problema, visto que algumas peles podem ficar inteiramente manchadas.

 

Sintomas do melasma

Alguns sintomas são bem característicos do melasma e é importante conhecê-los para poder identificar essa condição. Veja:

  • Manchas de cor marrom ou acastanhada mas maçãs do rosto, nariz, buço e testa
  • Manchas escuras em áreas como colo, pescoço e braços
  • As manchas possuem bordas bem definidas e formato irregular
  • Pode lembrar o aspecto de uma queimadura

 

Como prevenir o melasma?

Pois nem, como não se sabe exatamente a causa do problema, também não é conhecida a exata forma de prevenir a condição. No entanto, algumas dicas podem ser úteis, veja só:

  • Faça uso do filtro solar todos os dias

Não apenas para ir à praia ou à piscina, mas o filtro solar deve ser utilizado diariamente, até mesmo para ir trabalhar, em casa ou em dias nublados. Lembre-se ainda que o filtro deve ser adequado ao seu fototipo.

Mais do que isso, a exposição solar só deve acontecer nos horários recomendados, evitando se expor depois das 10h e antes das 16h.

  • Proteja o seu rosto

Além do uso de um protetor solar facial, é importante estar atento à proteção do rosto. Portanto, em passeios ao ar livre, procure sempre andar pela sombra e usar algum tipo de barreira física, como um chapéu ou viseira e, claro, óculos de sol.

  • Vá ao dermatologista

É essencial procurar por um dermatologista para estar em dia com os cuidados com a sua pele. Mais do que isso, você terá recomendações ótimas de como agir preventivamente para evitar problemas e não ter que tratá-los depois.

  • Usar Cremes

O creme Melan Free funciona para clarear as manchas da pele, reduz a oleosidade e combate a acne

Mais do que isso, caso você já tenha melasma, o médico ainda poderá indicar o melhor tratamento, que pode ir desde procedimentos estéticos até uso de dermocosméticos mesmo.