Você usa antidepressivos, ou pretende usar? Veio até aqui querendo saber se podem causar impotência sexual? Então chegou ao lugar certo. Nesse artigo falaremos sobre esse tema, confira.
Com todo o estresse dos dias atuais, com desempregos e crise financeira, não há saúde mental que resista. O fato é que, na maioria das vezes, o corpo acaba respondendo à altura, com doenças de todo tipo e, inclusive, impotência sexual.
E o pior é que estresse e depressão podem levar à impotência, assim como, a impotência pode levar ao estresse e depressão. Resultando em uma bola de neve e dificultando o tratamento. Afinal, tratar a depressão ou a impotência?
E mais, se por um lado, essa impotência poderia ter origem psicológica, vinda da própria depressão, por outro, ela pode vir, simplesmente, como um efeito colateral.
Portanto, a resposta é SIM, antidepressivos podem causar impotência e infertilidade.
Impotência sexual
Pois é, de acordo com pesquisas, as queixas mais comuns, entre os homens que tomam esse tipo de medicamento, incluem problemas de orgasmo e ejaculação, diminuição do desejo e da excitação, disfunção erétil, assim como, tempo atrasado e ausência de ejaculação.
Vale saber que, praticamente, todos os antidepressivos podem causar disfunções sexuais e reprodutivas, interferindo no desejo, ereção, orgasmo e ejaculação, além de, também, acabarem por influenciar a fertilidade.
Pois é, é preciso considerar que os antidepressivos, geralmente, causam efeitos colaterais que podem prejudicar a atividade sexual em todos os níveis.
Confira também: Viagra Naturale
E também é preciso levar em conta outros possíveis efeitos colaterais, embora menos comuns, mas já relatados por muitos consumidores, como, por exemplo, orgasmo espontâneo, dor durante o orgasmo,anestesia peniana, orgasmo associado com bocejos e ereção dolorosa e prolongada independentemente de desejo sexual.
Infertilidade
Pois então, os antidepressivos também podem acabar afetando a fertilidade masculina, e isso acontece das seguintes formas: diminuindo o volume da ejaculação; produzindo menos espermatozoides e produzindo espermatozoides de baixa qualidade.
Todos os antidepressivos podem causar impotência?
Infelizmente, a resposta é SIM. Segundo pesquisas, basicamente, todos os antidepressivos podem acabar influenciando a sexualidade de alguma forma.
Porém, os antidepressivos serotoninérgicos, ou seja, aqueles que aumentam o hormônio serotonina, eles estão entre os principais responsáveis pela disfunção sexual no homem, uma vez que a serotonina inibe a libido, a ejaculação e o orgasmo.
Aproximadamente, 60% dos homens que tomam antidepressivos apresentam algum tipo de disfunção sexual, o que acaba fazendo com que, à longo prazo, abandonem o tratamento.
Por exemplo, alguns pacientes relatam que os antidepressivos Imipramina e Amitriptilina, diminuem o desejo sexual e provocam problemas na ereção e ejaculação, e Clomipramina, por exemplo, diminui a sensibilidade genital, retardando a ejaculação.
Enquanto, antidepressivos como trazodona podem causar ereções prolongadas, e bupropiona pode até melhorar o desejo sexual e facilitar o orgasmo.
Ou seja, é preciso ter em mente que cada pessoa reage de forma diferente à qualquer medicamento, por isso, é fundamental, sempre, procurar ajuda de um profissional qualificado e jamais sair se automedicando.